Perguntas frequentes

1. Quem precisa fazer o cartão de bilhetagem do Transporte Público de Passo Fundo?

Todos os passageiros que utilizam o transporte coletivo na cidade de Passo Fundo, incluindo estudantes, idosos acima de 65 anos, pessoas com deficiência (PcD) e demais passageiros que pagam o a tarifa..

 

2. Como faço meu cadastro para obter o cartão eletrônico?

A primeira via do cartão do Transporte Público de Passo Fundo é gratuita. As modalidades de cadastro são:

 

Passageiros em geral

O cadastro pode ser feito diretamente pelo usuário no site, clicando aqui, e posteriormente fazer a retirada nos pontos de atendimento.

Também é possível comparecer pessoalmente aos pontos de atendimento para fazer o cadastro e sair com o cartão em mãos.

 

Estudantes

Devem comparecer pessoalmente aos pontos de atendimento da Coleurb, portando:

- Documento de identidade

- Carteirinha de estudante conforme a legislação vigente

- E-mail

- Endereço

 

A foto para identificação será feita no momento do cadastro, e o estudante já sai com o cartão em mãos.

 

Idosos acima de 65 anos

Devem comparecer pessoalmente aos pontos de atendimento da Coleurb, portando:

- Documento de identidade com foto e CPF

- Endereço

- A foto será feita no momento do cadastro.

 

Usuários com gratuidades (PcD)

Pessoas com Deficiência (PcD) devem entrar em contato com a entidade à qual estão vinculadas. Após o contato, o cadastro será realizado conforme orientação da entidade.

 

Empresas

As empresas que fornecem vale-transporte aos funcionários devem realizar seu cadastro no site clicando aqui e vincular os cartões dos colaboradores beneficiados. Ao se cadastrar pelo CNPJ, o cliente receberá por e-mail uma senha inicial para acesso, que pode ser alterada posteriormente. 

 

3. Onde retiro meu cartão eletrônico?

- Estudantes: após o cadastro, já saem com o cartão.

- Idosos acima de 65 anos e PcD: saem com o cartão após o cadastro pessoalmente.

- Demais passageiros: após o cadastro pelo site, deve retirar em um dos pontos de atendimento. Também é possível fazer o cadastro presencialmente e sair com o cartão na hora.

 

4. Como coloco créditos no cartão eletrônico?

Existem três opções para recarga:

- WhatsApp: recarga individual (por CPF) pode ser feita via chatbot no número 0800.001.1078.

- Site: a compra de créditos pessoais ou por empresas para funcionários pode ser feita clicando aqui.

- Ponto de atendimento: usuários podem realizar a compra de créditos nos pontos de atendimento da Coleurb.

 

5. O que fazer em caso de perda do cartão do Transporte Público de Passo Fundo?

Em caso de perda, roubo ou cartão danificado, entre em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp no número (54) 3311.1322 para solicitar o bloqueio. A emissão da 2ª via custa R$ 5,00.

 

6. O que não posso fazer com meu cartão?

O cartão não deve ser pintado, colado, quebrado ou perfurado. Se danificado, ele perde a validade e será necessária a emissão de uma 2ª via.

 

7. Onde estão localizados os pontos de atendimento da Coleurb?

-  Morom

  Endereço: Rua Morom, 1230, Centro 

  Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 (sem fechar ao meio-dia) 

  Sábado: fechado 

 

- Matriz

  Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, Petrópolis 

  Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h10 às 12h e das 14h às 18h 

  Sábado: fechado 

 

8. Se eu não tiver o cartão eletrônico, consigo utilizar o transporte público?

Sim, o passageiro pode acessar o transporte coletivo mediante pagamento da tarifa integral em dinheiro.

 

9. Até quando posso utilizar o vale-transporte e vale-estudantil no transporte coletivo?

O vale-transporte e o vale-estudantil não são mais comercializados pela Coleurb. 

- Vale-estudantil (verde): não é mais aceito como forma de pagamento. 

- Passaginha vermelha: a partir do dia 1º de janeiro de 2025, é será necessário usar o Cartão de Bilhetagem ou pagar em dinheiro para acessar o transporte público. 

 

10. Posso trocar meus vales por créditos no cartão eletrônico?

Não é possível converter os vales-estudantis para créditos no cartão eletrônico. A conversão somente é permitida para os vales-transportes (passaginha vermelha), mediante regras do Decreto 173/2024:

- Até o dia 31/05/2025 no ponto de atendimento da Coleurb na Matriz;

- A conversão é realizada pessoalmente pelo titular do cartão, apresentando um documento com foto;

- São convertidas até 450 fichas por CPF em uma única vez.

ACESSO RÁPIDO

Passagem Estudantil
passagem
estudantil
Achados e Perdidos
achados e
perdidos
Passe Livre para Idosos
passe livre
para idosos
Vagas de Emprego
vagas de
emprego

Para realizar o cadastro no sistema de bilhetagem, alunos dos ensinos básico, superior e técnico deverão ir aos pontos de atendimento da Coleurb portando:

 

- Documento de identidade

- Carteirinha de estudante de acordo com a legislação vigente

- Email

- Endereço

 

A foto para identificação do estudante será feita no momento do cadastro e o estudante já sai do ponto de atendimento com seu cartão.

 

Com o cartão eletrônico, o estudante não tem limite de acesso por dia ao transporte e pode utilizar 1 passagem por viagem.

 

O cadastro do estudante do ensino fundamental e médio deverá ser atualizado anualmente. Já o estudante de nível superior, deverá atualizar o cadastro a cada sementre.

Os pertences encontrados nos ônibus ficam disponíveis na empresa durante 30 dias. Após, são doados a instituições sociais do município.

 

Perdeu algum objeto ou documento no ônibus?

Entre em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp (54) 3311.1322.

Os idosos com mais de 65 anos, que utilizam o transporte público, podem fazer o cadastro para recebimento do cartão eletrônico, de forma gratuita, para uso gratuito no transporte da cidade.

 

Conforme prevê a Constituição Federal (artigo 230, §2º), Estatuto do Idoso (artigo 39) e a Lei Municipal nº 2.675/91, "aos idosos, com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, é permitido o acesso ao transporte regular gratuito nos ônibus coletivos urbanos do Município de Passo Fundo.

Faça parte da equipe Coleurb.

O cadastro de seu currículo pode ser feito aqui no site, na aba Trabalhe Conosco ou presencialmente na Coleurb, localizada na Av. Sete de Setembro, 97, de quarta a sexta-feira, das 14h às 16h.

As vagas são para contratação efetiva e para banco de talentos.