Dúvidas sobre a bilhetagem
Aqueles que ainda não possuem seu cartão, podem fazer o pagamento da tarifa em dinheiro e, por enquanto, com a passagem vermelha.
Pessoas com gratuidades que estiverem sem cartão, podem continuar utilizando o transporte público como já vinha fazendo.
PERGUNTAS FREQUENTES
1. Quem precisa fazer o cartão de bilhetagem do Transporte Público de Passo Fundo?
Todos passageiros que utilizam o transporte coletivo na cidade de Passo Fundo, incluindo estudantes, idosos com mais de 65 anos, usuários com gratuidades (PCD) e passageiros que pagam o vale-transporte devem realizar o cadastro para receber o cartão do Transporte Público de Passo Fundo. As empresas que fornecem vale-transporte aos funcionários, devem realizar o cadastro dos colaboradores para que estes possam utilizar o cartão eletrônico no transporte público.
2. Como faço meu cadastro para ter o cartão eletrônico?
A primeira via do cartão do Transporte Público de Passo Fundo é gratuita. As modalidades para cadastro são:
Estudantes
Devem comparecer, pessoalmente, no ponto de venda da Coleurb na Morom ou UPF para confeccionar o cartão, portando:
- Documento de identidade
- Carteirinha de estudante de acordo com a legislação vigente
- Email
- Endereço
A foto para identificação do estudante será feita no momento do cadastro e o estudante já sai da loja com seu cartão.
Idosos com mais de 65 anos
Para cadastramentos dos idosos, este grupo pode ir até o ponto de venda da Coleurb na Matriz, na Av. Sete de Setembro, 97, em frente ao Bourbon.
O idoso deve comparecer no loca devidamente informado, portando:
- Documento de identidade - com foto e CPF
- Endereço
A foto para identificação do cartão de gratuidade será feita no momento do cadastro.
Mesmo com a bilhetagem em funcionamento, os idosos com mais de 65 anos beneficiários da gratuidade, podem continuar acessando os coletivos apresentando o documento de identidade.
Usuários com gratuidades (PcD)
Pessoas com Deficiência (PcD) que fazem uso da gratuidade, devem entrar em contato com a entidade que faz parte, posteriormente, conforme informado pela entidade, será realizado o cadastro.
Empresas
As empresas que fornecem vale-transporte aos seus funcionários devem realizar os cadastros e vínculo dos colaboradores clicando aqui. Ao realizar o cadastro pelo CNPJ, o cliente recebe, por email, a senha inicial para acesso. É facultado ao cliente fazer a alteração da senha, para uma senha pessoal e ainda proceder tantas quantas alterações desejar, através do menu interno do sistema.
Após realizarem o cadastro, devem enviar e-mail para sbe@coleurb.com.br, informando, no assunto, o CNPJ. A Coleurb irá entrar em contato informando à empresa solicitante qual a data para retirada dos cartões dos colaboradores.
Passageiros em geral que não recebem vale transporte do empregador
O cadastro deve ser realizado pelo próprio usuário no site clicando aqui.
O usuário também pode comparecer pessoalmente aos pontos de venda, realizar o cadastro e já sair com o cartão em mãos.
3. Onde retiro meu cartão eletrônico?
Estudantes
Após realizar o cadastro, o estudante já sai da loja com o seu cartão eletrônico.
Idosos com mais de 65 anos e usuários com gratuidades
Os passageiros que realizarem o cadastro pessoalmente já saem da loja com o cartão eletrônico.
Empresas
Após realizarem o cadastro dos funcionários, as empresas deverão enviar email para sbe@coleurb.com.br informando, no assunto, o CNPJ. A Coleurb irá entrar em contato informando a empresa solicitante qual a data para retirada dos cartões dos colaboradores.
Os cartões, quando disponíveis, poderão ser retirados na Recepção da sede da empresa, na Av. Sete de Setembro, 97.
Passageiros sem vínculo empregatício
Ao realizar cadastro pelo site, o cartão estará disponível para retirada no prazo de 5 dias úteis no ponto de venda Matriz, na Av. Sete de Setembro, 97.
O usuário também pode comparecer pessoalmente aos pontos de venda, realizar o cadastro e já sair com o cartão em mãos.
4. Já posso comprar créditos no cartão eletrônico?
As recargas podem ser feitas pelo site, clicando aqui.
Para compra de créditos no próprio cartão, o usuário pode ir pessoalmente nos pontos de venda da Coleurb.
5. Até quando posso utilizar o vale-transporte e vale-estudantil no transporte coletivo?
O vale-transporte e o vale-estudantil não são mais comercializados pela Coleurb.
Desde o dia 10/08, o vale-estudantil (verde) não é mais aceito como pagamento no transporte coletivo.
Diferente do vale-transporte (vermelho) que, mesmo que não esteja mais sendo comercializado, pode ser usado como pagamento no transporte.
6. Posso trocar meus vales de estudante por créditos no cartão eletrônico?
No momento do cadastro, o estudante pode levar os vales-estudantis para conversão por crédito no cartão eletrônico, limitado a cota mensal de 80 ou 110 passagens, de acordo com a lei municipal nº 4465/2008:
80 vales (estudantes do ensino fundamental, médio e superior)
110 vales (alunos dos cursos de nível superior, em turno integral, desde que haja comprovação específica dessa situação)
A conversão dos vales estudantis será somente por crédito no cartão eletrônico do próprio estudante, sem a opção de trocar por dinheiro.
7. O que fazer em caso de perda do cartão do Transporte Público de Passo Fundo?
Em caso de perda, roubo ou cartão danificado, entre em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp no número (54) 3311.1322, e solicite o bloqueio do cartão.
Para a emissão da 2ª via será cobrada uma taxa no valor de R$ 5,00.
8. O que não posso fazer com meu cartão?
O cartão não pode ser rasurado com pintura ou colagem, quebrado ou furado pois, depois de danificado, perde a validade e deverá ser emitida a 2ª via.
9. Onde são os pontos de venda da Coleurb?
Na Morom
Endereço: Rua Morom, 1230, Centro
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia;
Sábado: fechado;
E na Matriz
Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, Petrópolis
De segunda a sexta-feira das 8h10min às 12h e das 14h às 18h;
Sábado: fechado;
Ponto de venda da Coleurb na UPF
Endereço: Centro de Convivência da Universidade de Passo Fundo
De segunda a sexta-feira das 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 21h40;
Sábado: fechado;
10. Se eu não tiver o cartão eletrônico, consigo utilizar o transporte público?
Se o passageiro não estiver portando ou não possuir seu cartão eletrônico, poderá acessar o transporte coletivo mediante pagamento da tarifa inteira vigente em dinheiro ou com a passagem vermelha,que não tem data limite de circulação.