Dúvidas sobre a bilhetagem

Cronograma:

- 4 de julho de 2024: Início do cadastro dos estudantes que utilizam o transporte público.

- 4 de julho de 2024: Empresas começam a cadastrar os funcionários que recebem vale-transporte.

- 15 de julho de 2024: Início do cadastro de idosos que utilizam o transporte público.

- 15 de julho de 2024: Início do cadastro de Pessoas com Deficiência (PcD).

- 22 de julho de 2024: Abertura do procedimento para passageiros em geral que utilizam o transporte público e não recebem vale transporte do empregador.

- No dia 3 de agosto de 2024, a bilhetagem inicia de forma integral, com a necessidade de utilização dos validadores dos ônibus para o transporte dos passageiros. Ou seja, o usuário terá que utilizar o cartão eletrônico como forma de pagamento, incluindo usuários com benefícios de gratuidade.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Quem precisa fazer o cartão de bilhetagem do Transporte Público de Passo Fundo?

Todos passageiros que utilizam o transporte coletivo na cidade de Passo Fundo, incluindo estudantes, idosos, usuários com gratuidades (PCD) e passageiros de vale-transporte devem realizar o cadastro para receber o cartão do Transporte Público de Passo Fundo. As empresas que fornecem vale-transporte aos funcionários, devem realizar o cadastro dos colaboradoress para que estes possam utilizar o cartão eletrônico no trasporte público.

 

2. Como faço meu cadastro para ter o cartão eletrônico?

A primeira via do cartão do Transporte Público de Passo Fundo é gratuita. As modalidades para cadastro são:

 

Estudantes

Devem comparecer, pessoalmente, em um dos pontos de venda da Coleurb para confeccionar o cartão portando:

- Documento de identidade
- Carteirinha de estudante de acordo com a legislação vigente
- Email
- Endereço

A foto para identificação do estudante será feita no momento do cadastro e o estudante já sai da loja com seu cartão.

 

Idosos

Para cadastramentos dos idosos, este grupo deve ir até o ponto de venda da Coleurb na Matriz, na Av. Sete de Setembro, 97, a partir do dia 15 de julho.

O idoso deve comparecer nos locais devidamente informados, portando

- Documento de identidade
- Endereço

A foto para identificação do cartão de gratuidade será feita no momento do cadastro.

Aqueles que fizerem o cadastro posteriormente, poderão fazê-lo nos pontos de venda da empresa.

 

Usuários com gratuidades (PcD)

Pessoas com Deficiência (PcD) que fazem uso da gratuidade, devem entrar em contato com a entidade que faz parte e solicitar o requerimento do benefício de passe livre, posteriormente, quando aprovado, devem realizar o cadastro nos pontos de venda da Coleurb portando documento de identidade.

 

Empresas

As empresas que fornecem vale-transporte aos seus funcionários devem realizar os cadastros e vínculo dos colaboradores pelo site www.coleurb.com.br/ definir link. Ao realizar o cadastro pelo CNPJ, o cliente recebe, por email, a senha inicial para acesso. É facultado ao cliente fazer a alteração da senha, para uma senha pessoal e ainda proceder tantas quantas alterações desejar, através do menu interno do sistema.

Após realizarem o cadastro, devem enviar e-mail para sbe@coleurb.com.br, informando, no assunto, o CNPJ. A Coleurb irá entrar em contato informando à empresa solicitante qual a data para retirada dos cartões dos colaboradores.

 

Passageiros em geral que não recebem vale transporte do empregador

O cadastro deve ser realizado, a partir de 22/07, pelo próprio usuário no site clicando aqui.

O usuário também pode comparecer pessoalmente aos pontos de venda, realizar o cadastro e já sair com o cartão em mãos.

 

3. Onde retiro meu cartão eletrônico?

Estudantes

Após realizar o cadastro, o estudante já sai da loja com o seu cartão eletrônico.

 

Idosos e usuários com gratuidades

Os passageiros que realizarem o cadastro pessoalmente já saem da loja com o cartão eletrônico.

 

Empresas

Após realizarem o cadastro dos funcionários, as empresas deverão enviar email para sbe@coleurb.com.br informando, no assunto, o CNPJ. A Coleurb irá entrar em contato informando a empresa solicitante qual a data para retirada dos cartões dos colaboradores.

 

Os cartões, quando disponíveis, poderão ser retirados no ponto de venda Matriz.

 

Passageiros sem vínculo empregatício

Ao realizar cadastro pelo site, a partir de 22/07, o cartão estará disponível para retirada no prazo de 5 dias úteis no ponto de venda Matriz.

O usuário também pode comparecer pessoalmente aos pontos de venda, realizar o cadastro e já sair com o cartão em mãos.

 

4. Já posso comprar créditos no cartão eletrônico?

Neste momento, a passagem ainda será paga por meio do vale-transporte e vale-estudantil.

A utilização do cartão se dará somente a partir do dia 03 de agosto.

 

5. Até quando posso utilizar o vale-transporte e vale-estudantil no transporte coletivo?

O vale-transporte deixa de ser vendido no dia 02 de agosto de 2024. Porém o uso da passaginha (vermelha), será divulgado.

Já o vale-estudantil deixa de ser vendido no dia 02 de agosto de 2024, mesma data em que não será mais utilizado no transporte coletivo.

 

6. Posso trocar meus vales de estudante por créditos no cartão eletrônico?

No momento do cadastro, o estudante pode levar os vales estudantis para conversão por crédito no cartão eletrônico, limitado a cota mensal de 80 ou 110 passagens, de acordo com a lei municipal nº 4465/2008:

80 vales (estudantes do ensino fundamental, médio e superior)
110 vales (alunos dos cursos de nível superior, em turno integral, desde que haja comprovação específica dessa situação)

 

A conversão dos vales estudantis será somente por crédito no cartão eletrônico do próprio estudante, sem a opção de trocar por dinheiro.

 

A conversão das “passaginhas” de estudante por crédito poderão ser feitas somente nos pontos de venda até o dia 02 de agosto de 2024, e a partir desta data as “passaginhas” não serão mais aceitas nos coletivos urbanos. 

 

7. O que fazer em caso de perda do cartão do Transporte Público de Passo Fundo?

Em caso de perda, roubo ou cartão danificado, entre em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp no número (54) 3311.1322, e solicite o bloqueio do cartão.

Para a emissão da 2ª via será cobrada uma taxa no valor de R$ 5,00. Se após o bloqueio você encontrar o cartão antigo, poderá desbloqueá-lo.

 

8. Onde são os pontos de venda da Coleurb?

Os cadastros, durante o mês de julho são centralizados nos pontos de venda, em horário diferenciado conforme segue:

 

Na Morom

Endereço: Rua Morom, 1230, Centro

De segunda a sexta-feira das 9h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia;

Sábado: 8h30 às 12h;

 

E na Matriz

Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, Petrópolis

De segunda a sexta-feira das 8h10min às 18h sem fechar ao meio dia;

Sábado: fechada;

 

A partir de agosto, o atendimento volta ao horário normal:

Ponto de venda da Coleurb na UPF

Endereço: Centro de Convivência da Universidade de Passo Fundo

De segunda a sexta-feira das 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 21h40;

Sábado: fechada;

 

Na Morom

Endereço: Rua Morom, 1230, Centro

De segunda a sexta-feira das 9h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia;

Sábado: fechada;

       

E na Matriz

Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, Petrópolis

De segunda a sexta-feira das 8h10min às 12h e das 14h às 18h;

Sábado: fechada

 

9. Se eu não tiver o cartão eletrônico, consigo utilizar o transporte público?

A partir do dia 03 de agosto, se o passageiro não estiver portando ou não possuir seu cartão eletrônico, poderá acessar o transporte coletivo mediante pagamento da tarifa inteira vigente em dinheiro.

ACESSO RÁPIDO

Passagem Estudantil
passagem
estudantil
Achados e Perdidos
achados e
perdidos
Passe Livre para Idosos
passe livre
para idosos
Vagas de Emprego
vagas de
emprego

Para realização do cadastro e recebimento do Cartão Eletrônico do Transporte Público de Passo Fundo, os estudantes devem comparecer, pessoalmente, em um dos pontos de venda da Coleurb portando:

 

- Documento de identidade

- Carteirinha de estudante de acordo com a legislação vigente

- Email

- Endereço

 

A foto para identificação do estudante será feita no momento do cadastro e o estudante já sai da loja com seu cartão.

 

Com o cartão eletrônico, o estudante não tem limite de acesso por dia ao transporte e pode utilizar 1 passagem por viagem.

 

O cadastro do estudante do ensino fundamental e médio deverá ser atualizado anualmente. Já o estudante de nível superior, deverá atualizar o cadastro a cada sementre.

 

 

Validade e troca de vale-estudantil

No momento do cadastro, o estudante pode levar os vales estudantis para conversão por crédito no cartão eletrônico, limitado a cota mensal de 80 ou 110 passagens, de acordo com a lei municipal nº 4465/2008:

 

- 80 vales (estudantes do ensino fundamental, médio e superior)

- 110 vales (alunos dos cursos de nível superior, em turno integral, desde que haja comprovação específica dessa situação)

 

A troca dos vales estudantis será somente por crédito no cartão eletrônico do próprio estudante, sem a opção de trocar por dinheiro.

 

A troca das “passaginhas” de estudante por crédito poderão ser feitas somente nos pontos de venda até o dia 02 de agosto de 2024, e a partir desta data as “passaginhas” não serão mais aceitas nos coletivos urbanos. Este prazo poderá ser prorrogado.

Os pertences encontrados nos ônibus ficam disponíveis na empresa durante 30 dias. Após, são doados a instituições sociais do município.

 

Perdeu algum objeto ou documento no ônibus?

Entre em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp (54) 3311.1322.

Os idosos com mais de 65 anos, que utilizam o transporte público, a partir do dia 15 de julho, poderão fazer o cadastro para recebimento do cartão eletrônico, de forma gratuita, para uso gratuito no transporte da cidade.

 

Conforme prevê a Constituição Federal (artigo 230, §2º), Estatuto do Idoso (artigo 39) e a Lei Municipal nº 2.675/91, "aos idosos, com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, é permitido o acesso ao transporte regular gratuito nos ônibus coletivos urbanos do Município de Passo Fundo.

 

Lembramos, entretanto, que transportes especiais, realizados diariamente com microônibus (Transporte Adaptado) ou, ainda, eventualmente com ônibus que cumprem linhas específicas criadas para atenderem determinados eventos (como shows, etc.), o transporte não é gratuito e a tarifa é a cobrada habitualmente, sendo o custo determinado pela tarifa vigente no Município.

Faça parte da equipe Coleurb.

O cadastro de seu currículo pode ser feito aqui no site ou presencialmente na Coleurb, localizada na Av. Sete de Setembro, 97, de quarta a sexta-feira, das 14h às 16h.

As vagas são para contratação efetiva e para banco de talentos.

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