Perguntas frequentes
1. Quem precisa fazer o cartão de bilhetagem do Transporte Público de Passo Fundo?
Todos os passageiros que utilizam o transporte coletivo na cidade de Passo Fundo, incluindo estudantes, idosos acima de 65 anos, pessoas com deficiência (PcD) e demais passageiros que pagam o a tarifa..
2. Como faço meu cadastro para obter o cartão eletrônico?
A primeira via do cartão do Transporte Público de Passo Fundo é gratuita. As modalidades de cadastro são:
Passageiros em geral
O cadastro pode ser feito diretamente pelo usuário no site, clicando aqui, e posteriormente fazer a retirada nos pontos de atendimento.
Também é possível comparecer pessoalmente aos pontos de atendimento para fazer o cadastro e sair com o cartão em mãos.
Estudantes
Devem comparecer pessoalmente aos pontos de atendimento da Coleurb, portando:
- Documento de identidade
- Carteirinha de estudante conforme a legislação vigente
- Endereço
A foto para identificação será feita no momento do cadastro, e o estudante já sai com o cartão em mãos.
Idosos acima de 65 anos
Devem comparecer pessoalmente aos pontos de atendimento da Coleurb, portando:
- Documento de identidade com foto e CPF
- Endereço
- A foto será feita no momento do cadastro.
Usuários com gratuidades (PcD)
Pessoas com Deficiência (PcD) devem entrar em contato com a entidade à qual estão vinculadas. Após o contato, o cadastro será realizado conforme orientação da entidade.
Empresas
As empresas que fornecem vale-transporte aos funcionários devem realizar seu cadastro no site clicando aqui e vincular os cartões dos colaboradores beneficiados. Ao se cadastrar pelo CNPJ, o cliente receberá por e-mail uma senha inicial para acesso, que pode ser alterada posteriormente.
3. Onde retiro meu cartão eletrônico?
- Estudantes: após o cadastro, já saem com o cartão.
- Idosos acima de 65 anos e PcD: saem com o cartão após o cadastro pessoalmente.
- Demais passageiros: após o cadastro pelo site, deve retirar em um dos pontos de atendimento. Também é possível fazer o cadastro presencialmente e sair com o cartão na hora.
4. Como coloco créditos no cartão eletrônico?
Existem três opções para recarga:
- WhatsApp: recarga individual (por CPF) pode ser feita via chatbot no número 0800.001.1078.
- Site: a compra de créditos pessoais ou por empresas para funcionários pode ser feita clicando aqui.
- Ponto de atendimento: usuários podem realizar a compra de créditos nos pontos de atendimento da Coleurb.
5. O que fazer em caso de perda do cartão do Transporte Público de Passo Fundo?
Em caso de perda, roubo ou cartão danificado, entre em contato com o Coleurb Responde pelo WhatsApp no número (54) 3311.1322 para solicitar o bloqueio. A emissão da 2ª via custa R$ 5,00.
6. O que não posso fazer com meu cartão?
O cartão não deve ser pintado, colado, quebrado ou perfurado. Se danificado, ele perde a validade e será necessária a emissão de uma 2ª via.
7. Onde estão localizados os pontos de atendimento da Coleurb?
- Morom
Endereço: Rua Morom, 1230, Centro
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 (sem fechar ao meio-dia)
Sábado: fechado
- Matriz
Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, Petrópolis
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h10 às 12h e das 14h às 18h
Sábado: fechado
8. Se eu não tiver o cartão eletrônico, consigo utilizar o transporte público?
Sim, o passageiro pode acessar o transporte coletivo mediante pagamento da tarifa integral em dinheiro.
9. Até quando posso utilizar o vale-transporte e vale-estudantil no transporte coletivo?
O vale-transporte e o vale-estudantil não são mais comercializados pela Coleurb.
- Vale-estudantil (verde): não é mais aceito como forma de pagamento.
- Passaginha vermelha: a partir do dia 1º de janeiro de 2025, é será necessário usar o Cartão de Bilhetagem ou pagar em dinheiro para acessar o transporte público.
10. Posso trocar meus vales por créditos no cartão eletrônico?
Não é possível converter os vales-estudantis para créditos no cartão eletrônico. A conversão somente é permitida para os vales-transportes (passaginha vermelha), mediante regras do Decreto 173/2024:
- Até o dia 31/05/2025 no ponto de atendimento da Coleurb na Matriz;
- A conversão é realizada pessoalmente pelo titular do cartão, apresentando um documento com foto;
- São convertidas até 450 fichas por CPF em uma única vez.