Fundador

Eloy Pinheiro Machado

A história da Coleurb começou pelas mãos do empreendedor Eloy Pinheiro Machado. Eloy nasceu em 30 de abril de 1932, em Arroio do Só - Distrito de Santa Maria/RS. Filho de Davi Cândido Machado e Anatildes Pinheiro Machado, era o caçula de seis irmãos, sendo quatro homens e duas mulheres.

Ficou órfão aos 14 anos, quando mudou-se para a casa de sua irmã Edy, em Santa Maria, que, junto com o esposo, Altino, ajudou na sua educação e formação. Estudou até o primeiro ano do Ginásio. Começou a trabalhar aos 16 anos como ajudante de serviços gerais na SULBRA (empresa do ramo de automóveis e veículos), onde se tornou vendedor.

Aos 18 anos, prestou Serviço Militar na cidade de Santiago. Ao retornar ao trabalho, foi transferido para uma filial da SULBRA em Passo Fundo. Em pouco tempo, Eloy abriu sua própria empresa de peças de automóveis e veículos, a AUTOCIR, com uma filial em Porto Alegre.

Eloy Pinheiro Machado - Anos 50

Sua família começou a ser construída em 1955, quando conheceu Neusa Antunes Esteves da Silveira, com quem se casou em 1958, e teve duas filhas: Marineusa e Maria Eloisa. Em 1959, Eloy retornou à Santa Maria, passando a trabalhar como representante da Cervejaria Serramalte. No mesmo ano, porém, regressou a Passo Fundo. Foi quando deu início a uma bela história de dedicação e profissionalismo no setor de transporte. Começou com apenas dois ônibus, em uma linha bairro-centro. Eloy era o mecânico de seus próprios ônibus. Somente após 2 anos conseguiu contratar um mecânico. Na época, os acertos dos cobradores eram feitos na sala do apartamento de dois quartos alugado, onde morava com a família. 

Em 1968, Eloy entrou no setor do transporte intermunicipal e, em 1975, no ramo do transporte interestadual. De 1981 a 1986 seus negócios se expandiram. Além de filiais instaladas em várias cidades brasileiras incorporou um segmento de cargas e uma agência de turismo, a Realtur. Neste período, a empresa chegou a ter mais de mil funcionários, sendo que Eloy dirigia tudo sozinho. 

Eloy e a empresa Realtur nos Anos 80

Em 1994, Eloy se desfez da parte rodoviária e de cargas da sua empresa, optando por ficar apenas na cidade de Passo Fundo, com a Coleurb Coletivo Urbano Ltda. Eloy faleceu dia 15 de agosto de 1998.

Até hoje, o nome de Eloy Pinheiro Machado permanece atrelado ao serviço de transporte coletivo urbano. Em sua trajetória, ele se destacou por seu comprometimento social com a comunidade passo-fundense. 


 

 

Memorial na Empresa

 

  • Logotipo Coleurb

    COLEURB PASSO FUNDO

    Endereço: Avenida Sete de Setembro, 97

    CEP: 99010-120 - Passo Fundo - RS

  • CONTATO

    Fone: +55(54)3311-1322

    Atendimento: 0800-510-4699

    Email: responde@coleurb.com.br

  • NEWSLETTER

  • TWITTER FEED

© 2013 Coleurb . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas